O Novo Urbanismo é um movimento voltado para o desenho urbano que defende o projeto de vizinhanças para pedestres com funções mistas de habitação e trabalho. O termo surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1980 e continua atuante em muitos projetos de desenho e planejamento urbano.
O conceito é influenciado fortemente por padrões de desenho urbano anteriores ao uso do automóvel e estabelece princípios como desenho do bairro tradicional e desenvolvimento orientado pelo trânsito. É também relacionado de perto a com os conceitos de Regionalismo e Ambientalismo.
Os novos urbanistas conquistaram a simpatia de vários lugares do mundo, através de uma arquitetura contextualizada, com otimização de áreas livres, e o desenvolvimento equilibrado entre o trabalho e a residência. Estratégias de regionalização que, entre tantas vantagens, buscam gerar a redução tráfego e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Ruas seguras, edifícios verdes, reciclagem e revitalização de edifícios e sítios também fazem parte dessa proposta. Em resumo, a ideia é voltar-se para o bairro, onde os locais das atividades do cotidiano não excedam 10 km de distância do raio da sua residência. Uma realidade que vem se materializando em Florianópolis a passos largos, a exemplo disso, está o Novo Campeche, localizado na Costa Leste de Florianópolis.
Desenvolvido de forma planejada, com estudos da BLU Urban Thinking e BCh Arquitetos, o Novo Campeche se desenhou como um novo modelo de moradia seguro, tranquilo e que privilegia as pessoas e o contato delas com a natureza.
O local não é oficialmente considerado um bairro. Pode-se dizer que ele é um loteamento, um espaço planejado para que as pessoas estejam em contato com a rua, a natureza e com outras pessoas. O loteamento tem tudo a ver com o termo “olho para a rua”. Isso significa que os residenciais não têm grandes muros, fazendo com que as pessoas literalmente enxerguem a rua de dentro das suas residências e consigam estabelecer essa relação e identificação com o lugar. Os prédios têm, no máximo, três andares, e o espaço é bem arborizado, com calçadas amplas e ruas largas.

No Novo Campeche, é comum as pessoas praticarem exercícios físicos como caminhadas, bike e corridas. A praia logo em frente, incentiva ainda mais esse estilo de vida mais saudável e, ao mesmo tempo, conecta às pessoas com a natureza.

Outro diferencial do loteamento é a possibilidade de morar, trabalhar e se divertir sem precisar ir muito longe, assim como o conceito do Novo Urbanismo. No Novo Campeche, há padarias, cafés, food parks, e outros estabelecimentos do ramo de lazer, gastronomia e serviços muito próximos do loteamento. Algumas empresas também decidiram apostar no lugar e trouxeram seus negócios para cá.

O Novo Campeche é um lugar totalmente diferente de outros cantos de Florianópolis. As pessoas daqui gostam de estar na rua, convivendo umas com as outras, com suas famílias e amigos, ou praticando alguma atividade física. O Novo Campeche recebe turistas do mundo inteiro e é considerado hoje um modelo da capital. Viver aqui é viver a rua, sem medos e com prazer. Viver aqui é ter segurança, qualidade de vida, contato com a natureza, uma praia paradisíaca na frente de casa e uma inovação de tendências e conceitos através de seus empreendimentos.

Viver é aqui é experimentar um pouquinho sobre este conceito tão diferente e benéfico, que é o Novo Urbanismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation