Vivemos na verdadeira “Era da Fúria”, onde a obsessão de fazer tudo mais depressa faz parte da vida de muitas pessoas, no mundo inteiro. Reuniões, prazos de entrega, contratos, processos, programações, agendas, planejamentos. E na busca pela eficiência progressiva e, portanto, do lucro, tudo tem que ser feito mais rápido. É o que diz o escritor Carl Honore, autor do best-seller Slow. E é nessa pegada “devagar”, que surge o termo “downshifting”, que significa uma troca de estilo de vida de alta pressão, por uma vida mais tranquila.

O termo foi reconhecido pelo Instituto de Pesquisa de Tendências de Nova York, que identificou que este estilo de vida, que envolve tamanha pressão, alta renda e alta velocidade, está, aos poucos, sendo substituído por uma vida mais tranquila e menos consumista. E faz sentido, já que as pessoas vivem no limite da exaustão, sendo constantemente lembradas por seus corpos e mentes que o ritmo da vida está girando fora de controle.

 

shutterstock_323844314

O autor do livro ainda faz alguns questionamentos para que se possa entender, de forma clara, o porquê “downshifting” é uma tendência: Por que estamos sempre com pressa? Qual a cura para a falta de tempo? É possível, ou até mesmo desejável, desacelerar? “Percebendo o preço que se paga pela velocidade implacável, as pessoas em todo o mundo estão reivindicando o tempo delas e desacelerando o passo – vivendo mais felizes e, consequentemente, de forma mais produtiva e saudável. Uma revolução “Devagar” está acontecendo”, explica Honore.

Mas afinal, como adotar o “downshifting” para a sua vida? A simples meditação se encaixa neste movimento mundial. Mas atitudes mais simples, como praticar esportes que você gosta, estar em contato com a natureza, perto do mar e fazendo aquilo que te dá prazer, também são consideradas maneiras de desacelerar. Utilizar a bicicleta como meio de transporte também faz parte deste estilo de vida, assim como consumir de forma moderada, apenas aquilo que seu estilo de vida necessita, e entender que viver menos acelerado e estressado, vai te tornar, consequentemente mais equilibrado, criativo, produtivo e saudável, descobrindo energia e eficiência onde menos espera.

O Novo Campeche, localizado na Costa Leste de Florianópolis, possui essa pegada “downshifting”. Quem vive no lugar pratica constantemente atividades físicas, seja no mar ou no próprio loteamento, já que ele conta com ruas amplas e bem arborizadas e prédios planejados. A praia logo em frente, incentiva ainda mais esse estilo de vida mais saudável e “devagar” e, ao mesmo tempo, conecta às pessoas com a natureza. A qualquer hora do dia você vai se deparar com pessoas na rua, estejam elas passeando com seus filhos ou praticando algum esporte.

Essa é uma revolução mundial que está acontecendo e que desafia o culto da velocidade. Basta agora saber se você se encaixa ou quer se encaixar neste estilo de vida e, aos poucos, desacelerar o passo…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation